MODELO BÁSICO DE FORMATAÇÃO PARA TRABALHOS ESCOLARES E ACADÊMICOS
A capa é a parte de apresentação do trabalho, no qual serão inseridas as informações de apresentação.
Nome / Curso / Instituição / Tema ...
Também poderá ter uma figura de acordo com o objetivo do trabalho.
Abaixo temos dois exemplos:
Formatação
Após inserir as informações e dados em sua capa.
Criando Estilos de Páginas
Escolha o estilo de formatação clicando no ícone como mostra a figura abaixo:
Logo se abrirá outra janela como mostra a próxima figura clique no ícone Estilos de páginas e logo após clique duas vezes em Primeira Página.
Note que no rodapé o estilo da página 1 mudou para Primeira Página conforme mostra a figura abaixo:
Inserir uma Quebra de Página
Para que a 1ª página se desvincule das demais faremos uma quebra de página, para isso clique em:
> Inserir > Quebra Manual
> Inserir > Quebra Manual
Selecione Quebra de Página e em seguida índice, pois a segunda página será reservada para o Sumário do trabalho.
Logo aparecerá uma linha azul, dividindo uma página da outra como mostra a figura:
2ª Página - Sumário (índice)
Com o cursor na 2ª Página que já estará com o estilo índice, basta observar o roda pé como já foi demonstrado anteriormente, insira uma nova quebra de página, porém o estilo deverá ser Estilo padrão.
Dai em diante todas as páginas serão Estilo Padrão, pois nela será inserido o Cabeçalho e o Rodapé, que não aparecerá nas páginas anteriores (capa / 1ª página ) e Sumário ( Índice ) / 2ª página).
Então a sequência ficou assim:
1ª Página > capa
2ª Página > Sumário
3ª Página > Introdução ( onde inicia-se o cabeçalho / rodapé )
demais páginas seguem como a 3ª.
3ª Página - Introdução
Inserir Cabeçalho
Selecione Inserir > cabeçalho e escolha o Estilo Padrão onde somente as páginas a partir da Introdução terá o cabeçalho.
Digite o texto ou insira uma imagem na parte superior a cima da linha:
Note que as próximas páginas (Estilo padrão) estarão todas com o mesmo texto descrito no cabeçalho.
Mas não basta somente as páginas estarem no Estilo Padrão, os cabeçalhos e rodapés também deverão estar.
Inserir Rodapé
Para inserir uma nota de rodapé siga o mesmo procedimento:
Inserir > Rodapé > Estilo Padrão
Inserir Páginas
Páginas Simples ( para quando a numeração começa na capa)
Páginas Simples ( para quando a numeração começa na capa)
Inserir > Campos > Número da página
Página a partir de um determinado número ( TCCs / trabalhos escolares)
Clique em Editar quebra de página (na última quebra, anterior ao início que deseja). Nesse caso na página 2 , para que a numeração comece a partir da página 3 e comece com o número 5.
Ex: quero que a numeração comece na introdução com pág. de número 5 Porque? ( caso a impressão seja frente e verso a :
capa (1-2) sumário (3-4) introdução (5-6)
1ªpag 2ª pag 3ª pág
Frente e verso são contados!
Ao abrir a janela de configuração de parágrafo clique no separador Fluxo de Texto selecione na opção Quebras a seguintes marcações:
Inserir > Tipo página > Posição Antes > Com estilo de página > Índice > Nº da página 5 ou o nº que desejar de acordo com as páginas do documento.
Conforme figura abaixo:
Após determinar o número de início insira as páginas :
Inserir > Campos > nº de páginas
Alinhe o parágrafo no rodapé, caso queira que o nº de início nesse caso 5 fique ao lado direito.
Páginas Invertidas
Para que a numeração das páginas fiquem invertidas clique em :
> Formatar Rodapé
Ao abrir a janela, desmarque a opção: mesmo conteúdo esquerda/direita
Após esse processo clique no rodapé, selecione o numero que deseja inverter e clique no parágrafo a esquerda para que ele se posicione na folha de maneira inversa.
Somente após feita a paginação do trabalho é que deverá inserir o sumário.
Inserir Sumário
Para inserir o sumário você deverá selecionar todos os títulos principais e sub títulos e determinar seus estilos.
Para isso abra novamente a janela de estilos e formatação conforme demonstrado anteriormente ou utilize o atalho das ferramentas do editor writer.
Ao abrir essa janela seguindo essas orientações selecione a palavra TÍTULO no texto e conforme figura a cima, clique em título 1. faça isso sucessivamente para todos.
1. TÍTULO > clicar em título 1
1.1 Subtítulo > clicar em título 2
1.2 Subtítulo > clicar em título 3
Proceder para todos da mesma maneira.
2. TÍTULO > clicar em título 1
2.1 Subtítulo > clicar em título 2
2.2 Subtitulo > clicar em título 3
Após ter selecionado todas as partes, disponha o cursor do mouse na página onde será inserido o Sumário, nesse caso na página 2. Clique em:
Inserir> Índices > Índices e Sumários conforme figura abaixo:
Ao abrir a janela de formatação, coloque o título desejado e faça as alterações que desejar.