terça-feira, 13 de outubro de 2015

Portifólio : Um instrumento de aprendizagem e avaliação


O portifólio é um instrumento de avaliação formativa que reúne um conjunto de registros de trabalhos, observações, resumos, reflexões, experiências e outras produções do indivíduo, em sua trajetória acadêmica ou profissional, de modo que por ele sejam identificada competências, habilidades e atitudes que  esse indivíduo demonstra ter desenvolvido e adquirido durante sua formação ou atividade profissional.
Danielson e Abrutyn (1997) distinguem três tipos de portifólio:
  • dos trabalhos
  • de apresentação ou melhores trabalhos
  • de avaliação
Portifólio de Trabalho – é uma coleção dos trabalhos, cujo propósito é servir como um arquivo das atividades do aluno, que poderão futuramente ser selecionadas para compor outro tipo de portifólio. Pode ser usado para diagnosticar as necessidades do aluno e reorientar o ensino, pois o aluno e o professor poderão conhecer os pontos fortes e fracos do processo de aprendizagem em relação aos objetivos alcançados. Ao elaborar o portifólio e avaliar seu conteúdo, o aluno torna-se mais reflexivo e auto-orientado. este portifólio estrutura-se em torno de um conteúdo específico e documenta o processo de aprendizagem do aluno em relação ao seu domínio de objetivos esperados, o que pode ajudar no redimensionamento do ensino.
O Portifólio de apresentação ou dos melhores trabalhos - contém os melhores trabalhos realizados pelo aluno, podendo incluir atividades extra-escolares ( ex: participação em concurso ou evento científico, trabalho voluntário em Instituições Sociais etc.) Como aprendiz o aluno seleciona o que acredita ser importante para sua aprendizagem, o que valoriza e deseja mostrar a outros.
O portifólio de Avaliação – documenta o processo de aprendizagem do aluno: seus comentários sobre pontos trabalhados de acordo com os objetivos curriculares.
O processo de elaboração deste tipo de portifólio envolve as seguintes ações:
  • indicação dos objetivos curriculares a serem focalizados no portifólio;
  • explicação sobre o uso das informações contidas no portifólio;
  • estebalecimento das tarefas avaliativas em relação aos objetivos curriculares;
  • definição de critérios de avaliação para cada atividade desenvolvida;
  • determinação do avaliador de portifólio: apenas professores?
  • tomada de decisões com base nas avaliações do portifólio;
  • implementação de mudanças necessárias no processo ensino-aprendizagem.
O Portifólio, em sua construção, requer um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que ocorrerá, com relação ao processo.
As linguagens e os materiais utilizados no portifólio são livres, desde que coerentes com seu conteúdo. O Portifólio pode ser elaborado e apresentado por meio de vários suportes como: em pastas variadas, em livros encadernados, Cdrom, fita de vídeo, em forma de revistas, jornais, sites, criações artísticas, dentre outros.
“Portifólios são autênticas janelas à aprendizagem e ao pensamento dos alunos, cenários para questionar e explorar as práticas de sala de aula, além de fontes fecundas para debates, estudos e pesquisas no campo da educação.”
Otília Maria barbosa Siffert ( SENAC nacional )

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