Neste livro, Maria Carmem estuda a rotina na
Educação Infantil, desde sua vertente histórica à vinculação autobiográfica que
o tema tem com a autora. Assim ela inicia o livro contando-nos, já na
apresentação, como desde criança, sentia uma curiosidade de descobrir como a
rotina influenciava a vida das pessoas, em especial, das crianças.
A autora também nos relata, sobre os investimentos
a partir do ano de 1970 em creches e pré-escolas, por conta de diversos
movimentos sociais da época, no qual desencadeou vários projetos
para a educação de crianças pequenas ( 0 à 6 anos) envolvendo vários
Ministérios e a LBA (Legislação Brasileira de Assistência)
De acordo com a autora é a Lei de Diretrizes e
Bases - LDB que regulamenta o tipo de instituição com a faixa etária das
crianças pequenas. Esta padronização define também qual proposta de trabalho
será adotada por esta ou por aquela instituição.
Alguns pontos foram abordados neste livro:
- O avanço dos Direitos das crianças promulgado
pela Constituição de 1988;
- Assegurado o direito
à Educação gratuita de 0 à 6 anos.
- Atendimento das áreas da saúde e
assistência social pela educação
Contribuição das Publicações e
pesquisas no campo acadêmico colaborando com a melhoria do atendimento a essa
faixa etária.
Ela nos mostra que apesar da aprovação da
Lei, na contramão existiam políticas que não favoreciam a qualificação da
educação infantil, pois os investimentos das verbas públicas a
secundarizava. (FUNDEB)
Felizmente, hoje, a Educação Infantil já está
incluída como parte integrante da Educação Básica, no Brasil, recebendo verbas
no citado Fundo.
A autora cercada de cuidados classifica este estudo
como PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
O centro teórico é a educação das crianças pequenas
que diferem das do ensino fundamental, que se baseiam no ensino e na sala de
aula.
Na educação Infantil, essas pedagogias são
constituídas de relações educativas crianças>crianças>adultos.
Após esse apanhado histórico, Maria Carmem, nos
fala como ela pretendia contribuir para o campo das pesquisas da
pedagogia da educação infantil;
Intenção: provocar questionamentos sobre as rotinas
, em especial, as da Educação infantil.
Mas... o que são mesmo Rotinas???
"Rotina é uma categoria pedagógica que os responsáveis
pela educação infantil, estruturaram para, a partir dela, desenvolver o
trabalho cotidiano, nas instituições que atendem essa faixa etária." E
recebe várias denominações: horário, emprego de tempo, plano diário, jornada,
etc. (fala da autora)
> Em todos os livros pesquisados sobre
creches e pré-escolas aparece " as rotinas".
> tem destaques em livros, fascículos de
publicações e formação de professores.
Neste livro ela salienta que há diferenças entre
cotidiano e rotina apesar de serem inicialmente usados como sinônimos.
Define-se rotinas como produtos culturais criados
com o objetivo de organizar a cotidianidade.
A autora indaga o por que das rotinas? E responde
porque sim.
Fato é que são necessárias para estruturarem a
organização das instituições e normatizar a subjetividade das crianças e dos
adultos que frequentam espaços coletivos.
No caso da educação infantil este papel é cumprido
pela rotina pedagógica.
A autora ainda, faz uma abordagem histórica sobre o
tema, baseado em fatos antigos do modelo das fábricas, das instituições
religiosas etc, o que fez com que se perpetuasse na vida cotidiana das famílias
em termos de organizações coletivas.
Elementos que devem ser considerados para a
formação das rotinas principalmente na Educação Infantil:
- A organização do ambiente
- O uso do tempo
- A seleção e a proposta das atividades
- A seleção e a oferta de materiais
A partir daí a autora discorre sobre cada um destes
elementos, diz alcançar os objetivos do livro, porém, em virtude disto outras
indagações foram formuladas, tais como:qual é a real função das rotinas, quais
as possibilidades de flexibilização enquanto ferramenta pedagógica essa
flexibilização depende de que ou quem? Questões que merecem atenção e
pesquisa, em especial dos docentes que atuam com as crianças pequenas, para
atenderem e melhorarem a aplicação da rotina em sua docência.
Excelente texto, obrigada.
ResponderExcluirExcelente texto, obrigada.
ResponderExcluirExcelente resumo, bem sintetizado. Obrigada!
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