quarta-feira, 20 de março de 2013

RESUMO: INDAGAÇÕES SOBRE CURRICULO (Miguel G. Arroyo)

EDUCANDOS E EDUCADORES: SEUS DIREITOS E O CURRÍCULO

A reflexão sobre o curriculo está instalada nas escolas. Durante as últimas décadas, o currículo tem sido tema central nos debates da academia, da teoria pedagógica, da formação docente e pedagógica.
Miguel Arroyo indaga:
 Como está chegando o debate aos profissionais da educação básica?
Haverá um clima propício nas escolas ao repensar os currículos?
Para o autor a resposta é sim,  e nesse texto buscou-se focar as indagações que partem dos sujeitos da ação educativa, dos profissionais, educadores-docentes e dos educandos.

Educadores Indagam o currículo: Mudanças profissionais vem ocorrendo na educação, a identidade profissional vem sendo redefinida, o que os leva a ter uma postura crítica sobre sua prática e sobre as concepções que orientam suas escolhas.
Arroyo nos convida a refletir diante dessa postura: 

Que indagações sobre currículo vem dessa nova identidade profissional?

Pensemos em alguns núcleos de indagação que podem ser objeto de dias de estudo.

  • O currículo, seu ordenamento, suas hierarquias, a segmentação dos conhecimentos em disciplinas, cargas horárias não condicionam o nosso trabalho?
  • Os esforços por formas de trabalho docente mais humano não estão condicionados pelo ordenamento dos currículos?
  • Que mudar nesse ordenamento?
Ponto central> como condicionam nosso trabalho?

Percebemos que a organização curricular afeta a organização de nosso trabalho e do trabalho dos educandos.
O currículo, os conteúdos, seu ordenamento e sequenciação, suas hierarquias e cargas horárias são núcleo fundante e estruturante do cotidiano das escolas, dos tempos e espaços, das relações entre educadores e educandos, da,  diversificação que se estabelece entre os professores.
A organização de nosso trabalho é condicionada pela organização escolar, que por sua vez, é inseparável da organização curricular.

Indaga-se: 
  • Como a organização curricular condiciona a organização da escola e por consequencia do nosso trabalho?
  • Que organização dos curriculos e da escola tornará nosso trabalho mais humanos?
  • Que lógicas concepções, valores regem, legitimam essa organização?
  • São igualitárias, democráticas, inspiradas no referente político da garantia do direito de todos ao conhecimento, à cultura, à formação como humanos?
  • São lógicas que permitem a humanização do trabalho dos profissionais das escolas?
  • Que igualam ou hierarquizam os docentes?
Para o autor, a reorientação curricular terá de propor a mudar essas lógicas e valores.

Os educandos, sujeitos também centrais na ação educativa, são condicionados pelos conhecimentos a serem aprendidos e, sobretudo, pelas lógicas e tempos predefinidos  em que terão de aprendê-los.
Uma preocupação: é ter tantos alunos com problemas de aprendizagem e talvez muitos desses problemas sejam de aprendizagem nas lógicas temporais e nos recortes em que organizamos os conhecimentos nos curriculos.

mais indagações... 

  • Como os curriculos afetam o trabalho de administrar e de ensinar e o trabalho de aprender dos educandos?
Os educandos nos obrigam a rever os currículos

O curriculo vem conformando os sujeitos da ação educativa - docentes e alunos. Conforme suas vidas, produz identidades escolares: quem será o aluno bem sucedido, o fracassado, o aprovado, o reprovado, o lento, o desacelerado, o especial.

  • Como essas tipologias de aluno são produzidas pelas lógicas curriculares?
  • Como marcam as identidades das infâncias, adolescências e até da vida adulta?
Nossas vidas dependem do aluno que fomos, bem sucedidos ou fracassados na escola.

O ordenamento curricular não é neutro, é condicionado por essa  pluralidade imagens sociais, são a matéria prima com que configuramos as imagens e protótipos de alunos.

Revendo os currículos no espelho dos educandos

  • Que faremos para alimentar o debate sobre os curriculos a partir dos educandos?
Podemos começar por levantar as concepções reducionistas, fechadas dos educandos que ainda estão presentes quando preparamos as aulas ou as provas, quando pensamos a função social das escolas e da docência e quando são elaboradas políticas e propostas curriculares.


Empregáveis, mercadoria para o emprego?

Essa uma das imagens mais reducionistas dos educandos e dos curriculos.
As reorientações curriculares ainda estão marcadas pelas novas exigências que o mundo do mercado impõe para os jovens que nele ingressarão. As demandas do mercado, da sociedade, da ciência, das tecnologias e competências, ou a sociedade da informática ainda são os referenciais para o que ensinar e aprender.


"O mercado é pouco exigente em relação aos conhecimentos dos seus empregados. O que valoriza é a eficácia do fazer."

É sensato e profissional relativizar o papel das demandas do mercado na hora de indagar e reorientar currículos, É urgente recuperar o conhecimento como núcleo fundante do currículo e o direito ao conhecimento como ponto de partida para indagar os currículos.


O Direito aos saberes sobre o trabalho


  • Relativizando as demandas do mercado estaremos negando aos educandos seu direito à preparação para o trabalho? 
  • Teremos de separar educação-docência-currículo e trabalho?
O direito ao trabalho é inerente à condição humana, é um direito humano. Reconhecer o direito ao trabalho e aos saberes sobre o trabalho terá de ser um ponto de partida para indagar os currículos.
Portanto, equacionar o conhecimento, as competências e o currículo no referente do direito de todo ser humano, particularmente das novas gerações à produção cultural da humanidade, nos levará a um currículo mais rico, mais plural.


" Há muito conhecimento acumulado sobre os mundos do trabalho, sobre os processos de produção. Por que não abrir um debate sobre esses saberes e como os incorporar nos currículos?"

A pedagogia crítica dos conteúdos contribuiu para enriquecer os currículos com saberes sobre o direito à cidadania e sua negação, porém o direito ao trabalho, base da cidadania e de todos os direitos humanos e os saberes sobre o trabalho não tem merecido ainda a devida atenção nos saberes curriculares.


  • Perguntemo-nos o que impede que esses saberes sejam incorporados para enriquecer os currículos?

Desiguais nas capacidades de aprender?


Outra imagem presente e determinante da docência e da administração escolar é ver os alunos como desiguais perante o conhecimento, ou catalogá-los em uma hierarquia de mais capazes, menos capazes, sem problemas ou com problemas de aprendizagem, inteligentes e acelerados ou lentos e desacelerados, normais ou "deficientes".  As escolas não conseguem ver os educandos como iguais perante os saberes e a capacidade de aprendê-los.
Essa visão marcada pela desigualdade dos alunos perante o conhecimento é uma marca da cultura escolar.

" Para as ciências: Toda mente humana é igualmente capaz de aprender."






8 comentários:


  1. " Para as ciências: Toda mente humana é igualmente capaz de aprender."

    ResponderExcluir
  2. Excelente para pessoas como eu que vou fazer concurso e tenho dezenas de livros para ler. É uma ótima forma de saber de que se trata o livro, mesmo sem tempo para ler na íntegra.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou estudando para um concurso, leio alguns resumo da bibliografia do edital para ser bem sucedida, porém esse livro deve ser ótimo. Eu amei o resumo, bem coerente e interessante. Grata!

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto, está me auxiliando muito em tempo de reta final do período da faculdade.

    ResponderExcluir

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.