MÓDULO I – Horta na Escola
OBJETIVO
- Promover reflexão sobre a promoção de saúde individual e coletiva
- Conscientizar o educando sobre a importância dos alimentos;
- Incentivar o cardápio saudável;
- Implantar a horta dentro da comunidade escolar;
- Vivenciar o cultivo dos alimentos.
- Trabalhar com as cores dos alimentos.
METODOLOGIA
Na sala de aula, através de histórias e músicas infantis, despertar o interesse das crianças para a conscientização sobre a importância dos alimentos e os seus valores nutricionais que são importantes para a formação do corpo humano.
Será organizada uma gincana para a arrecadação das sementes. Programar o dia para a preparação da terra e plantação da horta.
Rodízio entre as crianças para o cultivo.
Em um segundo momento, as crianças vão preparar seus próprios alimentos e será feita algumas demonstrações através de parcerias de cozinha alternativa, onde se reaproveita os talos, folhas e cascas dos alimentos que normalmente são inutilizados.
Montaremos um livrinho com desenhos para colorir de frutas,verduras e legumes para ser trabalhado as cores.
ESTRATÉGIA – PLANO DE AULAS
1º AULA
TEMA DA AULA: HORTALIÇAS - ALIMENTOS SAUDÁVEIS
OBJETIVO
Conscientizar os educandos sobre a importância de ingerir alimentos saudáveis como as hortaliças. Levá-los a perceber que os alimentos consumidos refletem no nosso corpo.
METODOLOGIA
Apresentação de desenhos animados sobre o tema.
Apresentação de fantoches.
Plantação de hortaliças no pátio da escola.
CONTEÚDO
Conteúdos atitudinais: Através da socialização no trabalho em grupo respeito ao próximo e a natureza.
Conteúdos conceituais: Despertar a conscientização da importância dos alimentos saudáveis.
Conteúdos procedimentais: Organizar a plantação (noção de espaço); Calcular (as sementes); coordenação motora (contato com a terra).
ESTRATÉGIA
1 – Foi pedido aos alunos que contassem que tipo de alimentos eles estavam acostumados a comer, e depois veio a explicação sobre a importância dos alimentos saudáveis.
2 – Para uma melhor absorção dos alunos sobre o tema foi passado desenhos sobre o assunto, e por último a parte prática, muito importante para o desenvolvimento do aluno que foi o plantio.
3 - Em uma roda de conversa com os educandos perguntar quais são os alimentos preferidos deles, depois expor para os alunos a importância da alimentação saudável através de apresentações de desenhos animados referente ao tema e fantoches com hortaliças.
4 - Com algumas sementes levar os alunos até o local escolhido para a horta e auxiliá-los a plantar e sentir a importância deste momento porque desta forma eles vão entender como os alimentos são cultivados.
CONCLUSÕES DO PROFESSOR
È possível concluir que os alunos não gostavam de alimentos saudáveis por falta de hábito ou mesmo porque falavam para os familiares que não gostavam mesmo sem saber o sabor dos alimentos.
OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR SOBRE A SALA
Num primeiro momento todos fizeram caretas quando souberam do tema, a maioria das crianças não tinha hábitos saudáveis e estavam acostumadas a consumir muitos alimentos com conservantes e besteiras como chocolates, balas, salgadinhos. No decorrer da aula pude perceber o interesse que foi surgindo nos alunos e assim perceberam que as hortaliças não são ruins e fazem bem para o corpo.
RESULTADOS OBTIDOS
Os alunos entenderam que alimentos saudáveis são importantes para a saúde e que devemos comer hortaliças todos os dias.
Através do projeto a criança terá contato com a terra, e aprenderá os valores dos alimentos e sua importância de forma prazerosa. A formação da consciência critica, e reflexiva sobre as necessidades de bons hábitos alimentares e de higiene será trabalhada em todo processo e ajudará na formação pessoal e interpessoal. Promovendo socialização entre os alunos.
Essa experiência pode gerar maiores resultados, pois o aluno será propagador entre a comunidade e os familiares.
TEMA: CULINÁRIA SAUDÁVEL
OBJETIVO
Despertar nos alunos o interesse pelo preparo dos alimentos e mostrar como eles podem identificar o gosto de cada alimento através do paladar
METODOLOGIA
Com o auxílio das professoras e colaboradores, vamos montar um ambiente onde os alunos vão aprender a temperar saladas, e degustar vários tipos de alimentos.
CONTEÚDO
Conteúdos atitudinais: partilha, integração.
Conteúdos conceituais: A importância de provar os alimentos antes de dizer que não gosta.
Conteúdos procedimentais: A organização dos ingredientes na mesa que será feita pelos alunos com o auxílio dos colaboradores e a quantidade indicada de cada ingrediente para temperar a salada.
ESTRATÉGIA
1 - Os alunos serão levados para a cozinha onde vão aprender a lavar os alimentos antes de consumir e serão auxiliados para temperar saladas, misturar frutas para fazer salada de frutas e vão consumir os alimentos preparados.
2 - Após a experiência da aula de culinária saudável, será organizada uma roda de conversa onde os alunos vão debater sobre o assunto e expor o que ele pensa sobre a culinária saudável.
3 -Através da degustação, mostrar para os alunos que não devemos falar que não gostamos de alguma comida sem saber qual o gosto que ela tem. Após a aula de preparo dos alimentos, pediremos para cada aluno descrever o que aprendeu e se ele acha importante comer alimentos saudáveis.
4 - Percepção pelo tato – sensação de frio/quente/morno
5 - Observação direta – como lavar os alimentos, como fazer, como temperar salada
6 - Alimentação - doce/salgado
7 - Cuidados que devemos ter na cozinha
8 - Linguagem oral e escrita – com receitas
9 - Ensino Religioso: Partilha
CONCLUSÕES DO PROFESSOR
Este tipo de aula é legal para despertar nos alunos o interesse em saber como são preparados os alimentos antes de consumirmos e também para mostrar que todas as frutas, verduras e legumes devem ser lavados antes de consumir.
OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR SOBRE A SALA
Os alunos ficaram um pouco receosos ao saber que iriam para a cozinha e aprender alguns procedimentos do preparo dos alimentos, mas depois que a aula estava acontecendo deu para notar que todos estavam participando e interessados.
RESULTADOS OBTIDOS
Os alunos interagiram bastante com os convidados e com os próprios colegas, ficaram muito empolgados com a aula e entenderam a importância do preparo antes de consumir os alimentos.
AVALIAÇÃO
Esta aula foi muito importante porque as crianças aprenderam brincando e o intuito da educação infantil é justamente ensinar brincando.
A atividade é essencial para a formação do aluno, auxiliando na socialização e na higiene, também tem o lado do paladar que é importante e também a auto- realização dos alunos em descobrir novas coisas como lavar os alimentos, que depois será lavado a conhecimentos dos pais.
3º AULA
METODOLOGIA: Desenhar, recortar e colar, fazendo máscaras e canudos de frutas.
CONTEÚDO
Conteúdos procedimentais: dividir e organizar os materiais, apresentação dos resultados.
ESTRATEGIA
1 – Explicar que as frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras.
2 – Mostrar para os alunos como esses alimentos são saborosos.
3 – Desenvolver as máscaras em sala de aula explicando passo a passo para os alunos.
4 – Da mesma forma das máscaras, desenvolver canudos de frutas.
5 – Entregar uma máscara e um canudo para cada aluno.
6 – Montar um teatrinho improvisado com o que cada aluno tiver em mãos.
CONCLUSÃO DO PROFESSOR
Para as crianças é muito mais fácil aprender brincando e com esta atividade eles aprenderam muito de forma lúdica.
OBSERVAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A SALA
Logo no início da aula os alunos já ficaram empolgados com o tema, pelo fato de ter atividades artísticas, e assim foi mais fácil desenvolver o trabalho e transmitir a importância de consumir frutas.
RESULTADOS OBTIDOS
Os alunos interagiram bem durante a aula e entenderam que as frutas são saudáveis e só fazem bem para a saúde.
AVALIAÇÃO
Atividade que desenvolve nos alunos a conscientização de como as frutas são importantes para o nosso desenvolvimento.
Através dos moldes de máscaras e canudos de frutas fica mais fácil aprender.