terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Plano anual para Educação Infantil

Linguagem Oral e Escrita

Conteúdos

  • Coordenação motora fina e grossa
  • Leitura de símbolos e figuras
  • Interpretação de textos variados
  • Vogais
  • Topologia da inicial do nome próprio e dos colegas

Objetivos:
  • Aprimorar a coordenação motora grossa e fina na produção gráfica;
  • Dominar a linguagem como meio de comunicação;
  • Reconhecer a escrita de vogais como instrumentos de comunicação;
  • Estimular a leitura por meio do lúdico, advinhas, trava lingua, poemas, etc;
  • Identificar a inicial do nome e de seus colegas

  
Matemática


 Conteúdos

  •  Numeral de 0 à 10
  • Contagem oral
  • Escrita numérica
  • Formas geométricas
  • Noções de grandeza e medidas
  • Noções de posição, massa, tempo e espaço
  • Noções de lateralidade
  • Noção de agrupamento
  • Jogos matemáticos
  • Classificação, seriação e conjunto.

Objetivos:

  • Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessária no seu cotidiano;
  • Relacionar números à sua quantidade;
  • Reconhecer as formas geométricas básicas (triângulo, circulo, quadrado e retângulo);
  • Adquirir noções de espaço, tempo, grandeza, massa e posição em atividades lúdicas e cotidianas;
  • Desenvolver a coordenação motora por meio de escrita numérica;
  • Trabalhar socialização em brincadeiras e jogos livres e dirigidos;
  • Compreender a quantidade, igualdade e diferença;
  • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano (noções de grandeza e medidas, noções de massa, posição, espaço, lateralidade, agrupamento, seriação e classificação de objetos) 

Movimento

Conteúdos

  • Expressividade;
  • Equilibrio e coordenação;
  • Mímica;
  • Coordenação Motora;
  • Orientação Espacial;
  • Danças;
  • Jogos e competições;
  • Resistência;
  • Agilidade;
  • Flexibilidade;
  • Brincadeiras de roda e ciranda;

Objetivos:
  • Aprimorar a capacidade de expressão corporal;
  •  Aprimorar os conhecimentos naturais e expressivos (andar, correr, saltar,nos diferentes planos espaciais);
  •  Dominar a capacidade de concentração; Repetir e criar novos movimentos para expressar-se;
  •  Desenvolver a percepção das sensações corporais,força, velocidade, limites, potencialidades, sinais vitais e esquema corporal;
  •  Dramatizar por meio de movimentos,fatos, fantasias e histórias;
  • Explorar diferentes dinâmicas de movimento;
  • Aprimorar a flexibilidade, agilidade e a coordenação motora grossa e fina;
  • Desenvolver na criança a percepção das sensações, limites, potencialidades e sinais vitais.

Artes Visuais e Musicais

Conteúdos

  • Modelagem
  • Cores
  • Desenhos livres e dirigidos
  • Recorte e Colagem
  • Reciclagem
  • Exposição de trabalhos
  • Dobraduras
  • Teatro
  • Fantoches
  • Desenho a partir do que foi observado
  • Video
  • Tecnicas de Pintura
  • Ritmos
  • Confecção e uso de instrumentos sonoros
  • Vivência da música folclórica
  • Brincadeiras e jogos ritmicos
  • Duração dos sons bem como do silêncio
  • Músicas e danças
  • Brinquedos de sucata

Objetivos:
  • Apreciar a própria produção e a dos colegas de classe, bem como ter contato com produções artísticas como: pintura, dobraduras, modelagens. etc;
  • Desenvolver atividades relacionadas a coordenação motora, criatividade, expressão de sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  •  Desenvolver atividades de criação artística e expressão.
  • Desenvolver a criatividade, no brincar e no expressar sentimentos, idéias e visão de mundo;
  • Elaborar matérias para criação utilizando diferentes recursos;
  •  Expressar-se por meio da dramatização;
  • Desenvolver o fazer musical criando condições da apreciação nos vários gêneros musicais;
  • Reconhecer e produzir sons utilizando o próprio corpo e diversos objetos sonoros;
  • Adquirir percepção da prática de dramatização e construção de novos sentidos pela ação expressiva e comunicativa da sonoridade da voz, do gesto, e da ação;
  • Aprimorar a sensibilidade, a audição, percepção e outros.

Natureza e Sociedade

Conteúdos

  • A escola e a sociedade
  • Eu
  • Plantas
  • Animais
  • Agua, ar e solo
  • Frutas
  • Alimentação
  • Higiene
  • Corpo Humano
  • Estações do Ano
  • Meios de transporte e comunicação
  • Direitos e deveres
  • Poluição e reciclagem
  • Fenômenos da Natureza
  • Profissões
  • Boneco Mascote
  • Datas comemorativas



Objetivos:

  • Reconhecer-se como membro de uma comunidade e também de uma familia;
  • Conhecer a formação e diversidade familiar;
  • Obter a noção de preservação da natureza, seus recursos necessários a sobrevivência e a importância da flora e fauna brasileira;
  • Conscientizar a preservação da natureza, os bons hábitos no ambiente e higiene;
  • Utilização e preservação do solo, água e ar;
  •  Apreciar e conhecer diversos tipos de frutas;
  • Compreender as características externas e internas do corpo humano;
  • Conhecer as datas comemorativas que compõe o calendário brasileiro e mundial; Identificar e reconhecer diversos meios de transporte e comunicação e sua atitude em nossa vida;
  •  Desenvolver o respeito a si próprio e aos outros;
  •  Estabelecer relações entre características do modo de vida de diversos grupos sociais;
  • Conhecer as diferenças climáticas bem como as estações do ano; desenvolver a conscientização e cuidado familiar, o respeito, higiene, amizade, sentimento de amor ao próximo por meio do boneco mascote; valorizar os profissionais e sua importância social.


Um comentário:

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.