terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jogos na rotina de aula

Jogos na Rotina de aula de matemática


jogos rotina de matematica
Os jogos também podem ser atividades permanentes, nas aulas de matemática os jogos podem ser incluidos em uma rotina diária, pois envolve vários aspectos, entre eles, um quebra-cabeça a ser resovido, um jogo de competição, de estratégia ou de fixação, um paradoxo, ou até uma curiosidade ou diversão. Os jogos de competição ou de estratégia relacionados com atividades de ensino permitem propiciar maior rendimento na aprendizagem de um conteúdo específico.






Assim, a introdução de jogos nas aulas de Matemática é um recurso pedagógico importante e permite desenvolver habilidades de raciocínio, como organização, atenção, concentração, linguagem e criatividade. O aluno deixa de ser um ouvinte passivo das explicações do professor e torna-se um sujeito ativo no processo da aprendizagem.

O erro no jogo é encarado como fonte de novas descobertas, propiciando a construção do saber. São exemplos de jogos interessantes:

Amarelinha
Trilha
Quebra-cabeça
Jogo-da-Velha
Fecha a caixa


Tangran
Jogo de Damas
Roleta de cálculo
Poliminós
Banco imobiliário
Resta um
Gamão



2 comentários:

  1. Olá tudo bem? Você teria sugestões de Jogos que possam ser aplicados nas aulas de Matemática dos anos finais do ensino fundamental?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá todos os jogos a cima podem ser aplicados para as séries finais... vc poderá aumentar ou diminuir o grau de dificuldade.

    ResponderExcluir

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.