quinta-feira, 21 de outubro de 2010

RESUMO: O Diálogo entre o Ensino e Aprendizagem ( Telma Waitz )

Essa é uma pequena síntese do livro de Telma Waitz que aborda a relação entre o ensino e a aprendizagem, ou seja, como o professor pensa o ensino e como o aluno pensa á respeito da aprendizagem.
Para a autora, reflexão é uma das palavras chaves desse processo, porque é através desse posicionamento que se pode buscar ações criativas de intervenção pedagógica.
Uma questão que devemos considerar são as mudanças que ocorrem dentro do processo, no qual devemos buscar a compreensão, ou seja, precisamos pensar sobre como se dá a aprendizagem da criança.
Sobre isso, Telma apresenta alguns claros exemplos de como as crianças constroem suas hipóteses de escrita e enfatiza sobre seus usos, bem dizendo, sua função social.
No que se refere ao Professor, ela diz que sua função é "Criar condições para o aluno aprender, participando de situações que favoreçam isso."
Afirma categoricamente, que Professor precisa de conhecimento que é produzido na área da ciência.
Nessa concepção de ensino, conhecida como construtivista, o conhecimento é visto como produto de ação-reflexão.

Exemplo: Aprendiz = sabe alguma coisa - adquire novas informações = assimila.

Sendo assim, podemos dizer que, quando surge uma situação problema, o aluno precisa pensar a questão, superando esse obstáculo no qual irá aparecer novo conhecimento, havendo assim, a ampliação do conhecimento.

Um fato de extrema relevância é, buscar o conhecimento prévio do aluno, sobre qualquer conteúdo e para isso, se faz necessário o conhecimento científico específico, dentre os quais, a avaliação diagnóstica é um dos instrumentos imprecindíveis para tal.

vejamos que no processo de alfabetização, as crianças representam com apenas uma letra, os fragmentos sonoros que conseguem isolar na fala ex: p/p ( pa/to), percebem que a escrita representa a pauta sonora que para escrever usamos letras.
Cabe ao professor organizar situações de aprendizagem em que os alunos precisam por em jogo, tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar. A partir das intervenções do professor, a criança irá avançar em suas hipóteses sobre a escrita.

Não podemos esquecer!

Os alunos tem problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõe produzir, a organização da tarefa pelo professor deve garantir a máxima circulação de informação possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.