sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Comunicação Oral - Como trabalhar na 1ª série ( 2ºano)?

O que um aluno deverá aprender na 1ª série (2ºano) em relação a alfabetização.

Segundo as orientações do Guia de Planejamneto do Projeto Ler e Escrever, a rotina de aula do professor alfabetizador, deverá estar focada em três ações:


Comunicação Oral -  Práticas de Leitura  - Práticas de Produção Texto


Aqui Vamos tratar sobre a questão da comunicação oral, no qual o professor deverá criar situações de INTERCÂMBIO ORAL, ou seja ouvindo com a tenção e formulando perguntas sobre um tema tratado. Onde o aluno deverá saber planejar sua fala, adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano.

Essa prática poderá estar inserida em dois tipos de procedimentos:

Situações Informais de conversação: Bater papo sobre algum assunto, emitindo opiniões, idéias...

Situações Formais de conversação: Onde sempre haverá uma fonte escrita,ou seja, um texto, um poema a ser recitado, recontar um conto, ou até mesmo comunicar as idéias de um texto informativo.


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - Documento de Lingua Portuguesa, o trabalho sistemático com a linguagem oral visa à ampliação das possibilidades de inserção e participação social do aluno por meio do desenvolvimento de capacidades relacionadas ao uso e adequação da fala a diferentes situações comunicativas, tais como:

  • trocar idéias e opiniões
  • fazer uma pergunta relacionada ao tema da conversa
  • relatar um episódio do cotidiano
  • pedir uma informação
  • transmitir um recado
  • narrar uma história conhecida
  • falar de um assunto estudado
  • cantar uma canção ou recitar um poema

Exemplos de algumas atividades:

Faça uma roda de conversa em que
os alunos se sintam á vontade.

Peça para que recontem uma história conhecida ou  pessoal, pode ser filmes etc.

Exponha objetos, materiais de pesquisa e peça para façam perguntas, exponham suas idéias...


Lembre-se!  - A oportunidade de usar a fala em situações significativas e próximas as  práticas sociais reais permite ao aluno, ao longo da escolaridade, desenvolver as competências necessárias para decidir, o que falar, como falar e a maneira mais adequada de se expressar, bem como adequar a fala às circunstâncias em que ocorre a comunicação, à intenção comunicativa e ao interlocutor.

Assim os recitais de poemas e de parlendas, a cantoria de canções conhecidas e as situações de seminários e palestras são ótimas oportunidades para o trabalho com a língua oral.

"A Comunicação Oral é importante, para que os alunos possam aprender as diferenças entre narrar uma história, recitar uma parlenda ou expor um texto informativo."
Permite também  a apropriação das formas de se expressar ( postura, impostação de voz etc.)


"Para saber sobre prática de leitura e produção do texto, volte ao índice" 

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